
Pelos motivos apresentados, as empresas apercebem-se, cada vez mais, da importância da qualidade de vida no trabalho e da sua relação com a produtividade. Por isto, tendem a implementar programas de qualidade de vida no trabalho, que visam melhorar as condições dos trabalhadores.
Estes programas consistem em ações levadas a cabo pela empresa, que passam pela implantação de melhorias e inovações tanto ao nível da gestão, como alterações de índole tecnológica ou outras no ambiente de trabalho. Por exemplo, melhorando a ergonomia, melhorando as condições climáticas, estimulando um melhor relacionamento interpessoal, facultando condições relacionadas com a assistência à saúde e aos filhos, etc. A qualidade de vida nas organizações pode ser francamente melhorada se estas medidas forem bem desenhadas e implementadas.
Tal como no aspeto pessoal, a qualidade de vida no trabalho é essencial para o desenvolvimento dos colaboradores, tanto dentro como fora do ambiente da empresa. Neste sentido, é importante salientar o papel social das organizações também na formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade.
Dicas de qualidade de vida no trabalho
A atitude dos trabalhadores de uma forma individual também possui um forte impacto na qualidade de vida e ambiente de trabalho. Veja, de seguida, algumas dicas para melhorar a qualidade de vida no trabalho:
- Foco – Um profissional focado e comprometido com seu trabalho sofre menos interferências negativas do ambiente;
- Afaste-se das “fofocas” – Conversas fúteis sobre a vida dos colegas e superiores só alimenta um ambiente hostil. Afaste-se delas e procure eliminar esta conduta do seu dia-a-dia;
- Aprenda a trabalhar em equipa – O trabalho em equipa é uma das principais habilidades exigidas pelas empresas. Colabore com seus colegas e aprenda com eles também;
- Cumpra prazos e horários – Cumprir as suas tarefas com qualidade e dentro dos prazos evita stress desnecessário e melhora o seu desempenho, evitando que venha a ser questionado sobre o mesmo.
- Cultive bons relacionamentos – Mantenha boas relações interpessoais com seus colegas e superiores. Isso torna o ambiente melhor e mais saudável.
Fonte: saudebemestar.pt